15 maio 2008

Como a CD da Liga viu o FC Porto-E. Amadora

Isto só lido, porque ninguém acredita. Não sei se algum jornal deu-se ao trabalho - diria à coragem que os plumitivos do regime atribuíram à CD da Liga - de publicar as partes significativas do acórdão sobre o FC Porto-E. Amadora que foi tido, de início, como o jogo de toda a corrupção, apesar de não ter registados erros de arbitragem graves ou sequer com influência no resultado, mas continua a não haver ligação factual directa e objectiva ao eventual aliciamento do FC Porto para com Jacinto Paixão e seus auxiliares. Muitos não se dão à maçada de ler o acórdão. Experimentei. Não vale a pena perder tempo. É de vómitos.

Esta peça jurídica, que alguém apelidou de “notável”, decerto sem querer ironizar, demonstra como, à falta de leis que pudessem penalizar seriamente o FC Porto, tentou-se, em vão, encontrar-se factos que minimamente se adequassem às regras vigentes de modo a, pelo menos, encostar o FC Porto às cordas.

Da “coragem” da CD da Liga para publicar uma coisa destas no site da LPFP estou avisado. A mim desarmou-me: já nem vou ler o caso do FC Porto-Beira-Mar.

Sempre ignorado o Gondomar, que não interessa, o Porto-Amadora teria de ser o paradigma da corrupção. Pois bem, o novelo está todo desfeito, caídas as máscaras dos protagonistas desta farsa ignominiosa, percebe-se, com clareza e objectividade, que Maria José Morgado forçou a nota ao pronunciar Pinto da Costa e o FC Porto (ida a julgamento) sem a convicção que achava sustentar a acusação.

Prevenir e aliviar coisas salgadas…
Como é melhor prevenir que remediar, não vá algum tribunal isento inocentar os arguidos, nada como despachar já umas sentenças avulso na justiça dita desportiva.

Do facto, não despiciendo, resulta até a escapatória de Carolina Salgado ao crivo das mentiras, como a CD da Liga reconhece: se ela, até ver, não foi apanhada a mentir em tribunal (é uma forma de ver as coisas, mas pronto), a CD da Liga acha que não pode colocar-se em causa a sua credibilidade. Ricardo Costa, claramente, não tem “razão de ciência”…

Mesmo que a ex-alternadeira, de repente escritora mas já bem definida como cientista pela sua “razão de ciência”, não credível no caso Bexiga, com dois livros escritos e só um publicado com a versão conveniente, aquela que sabia receber muitos árbitros em casa, só lembrou Augusto Duarte e Martins dos Santos mas apenas o primeiro lá passou para tomar café e chocolates, nunca tenha sido apanhada em contradição. Esta coisa está prenhe de mentiras, resta saber se foi por trás, à canzana, ou de barriga para o ar na posição de frango assado.

Vamos ao acórdão. Ponto prévio: recorde-se que o Apito Dourado, versão Gondomar, rebentou em Abril de 2004, e nos meses seguintes seguiram-se interrogatórios às detenções. É natural que, mesmo sem haver diferenças substanciais, alguns arguidos não confirmem certos pormenores no inquérito disciplinar que a CD da Liga começou por 2007, três anos depois dos factos e das inquirições judiciais. Há, portanto, declarações em sede judicial (PJ) e em sede disciplinar (Liga).

Então é assim que está transcrito no acórdão publicado no site da Liga (139 pgs.):

Antes do jogo
[CD elenca os factos, partindo das escutas telefónicas de cujo teor já se sabe mas nunca têm Pinto da Costa a pedir favor algum em contacto com árbitros ou a conceder favor a alguém, parêntesis rectos indicam textualmente o que a CD escreveu]

ponto 29. Pinto da Costa questionou António Araújo sobre a identidade de quem tinha pedido a “fruta”.
30. António Araújo em código esclareceu que “a fruta”, o “rebuçado”, era para o “homem que vai ter consigo de tarde”, o “JP”, isto é Jacinto Paixão [acha a CD]

(a peritagem de ex-árbitros ao jogo, parêntesis curvos são introduções minhas para abreviar e contextualizar)
50. Dois erros foram cometidos em desfavor do Estrela da Amadora
51. Os restantes quatro erros foram cometidos em prejuízo do FC Porto-SAD

(depoimento de Carolina, não à CD mas ao tribunal)
68. Durante o jogo, Jorge Nuno Pinto da Costa comentou com Carolina Salgado que António Araújo estava a tratar de arranjar umas meninas para a equipa de arbitragem.

(Uma ‘ideia’ da CD que nunca aparece transcrita, é uma interpretação rasteira da CD)
98. JNPC anuiu que António Araújo, em nome daquela sociedade desportiva, disponibilizasse e pagasse serviços sexuais das prostitutas aos árbitros como forma de solicitação e obtenção de actuação parcial por parte daqueles árbitros no jogo com o Estrela da Amadora ou em jogos futuros a disputar pelo FC Porto-SAD.
(não parece um facto decorrente do que se apurou, mas adiante…)

(Na CD da Liga, entretanto, a Carolina não apareceu e os árbitros falaram no inquérito disciplinar).

[CD] … Solicitou-se também a presença da Sra. Carolina Sofia Ribeiro Salgado na CD para prestação de declarações. Apesar da convocação, tal inquirição não foi efectuada em virtude da não comparência da testemunha.

Manuel António Candeias Quadrado explicou que (…) “Jacinto Paixão depois lhes transmitiu que um amigo do Lameiras, que não identificou (…) arranjaria as ditas “meninas”.

José Carlos Gladim Chilrito disse o mesmo.

Jacinto dos Santos Silva Paixão acrescentou que “em momento algum Luís Lameira lhe disse quem era o amigo que arranjaria ao depoente e aos seus colegas (…) as “meninas”, nem tão-pouco que esse tal amigo estava ligado ao futebol ou ao FC Porto. Na altura, Luís Lameira não referiu sequer o nome do tal amigo”.

Salientou ainda que “nunca antes tinha ouvido falar de que o FC Porto pudesse oferecer prostitutas a árbitros. (…) Só no procedimento judicial soube de Araújo e a sua ligação ao futebol e ao FC Porto”.

No processo judicial, Jacinto Paixão declarou… “Ele [Luís Lameira] disse que conhecia um indivíduo de nome Araújo e a quem formularia esse pedido… Nunca antes tinha ouvido falar deste tal Araújo”.

Interrogado judicialmente, Luís Miguel das Neves Lameira afiançou… “Também conhece um indivíduo de nome Araújo que é empresário de jogadores de futebol”.

Interrogado [judicialmente], António Fernando Peixoto Araújo“Não conhecia pessoalmente Jacinto Paixão e quem lhe ligou a pedir umas amigas para este e a equipa de arbitragem dele, três, foi Luís Lameira”.

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, interrogado judicialmente… “o FC Porto devia ao arguido António Araújo cerca de 130 mil dólares… Araújo tem um vocabulário abrasileirado… passa tempo no Brasil… utilizando o termo “fruta” para significar dinheiro”.
Quando lhe foi referida a sigla “JP pensou que se tratava de Joaquim Pinheiro… e as companhias seriam para este Joaquim Pinheiro… é casado e tem filhos… sendo que achava que estava sob escuta… corria no mundo futebolístico que ele [Jacinto Paixão] seria homossexual”.

No inquérito disciplinar, JNPC afirmou não pretender prestar quaisquer declarações.

(Adianta, ainda, a CD da Liga o depoimento de Carolina Sofia Salgado Ribeiro, trocando os nomes finais, no processo judicial (PJ) de que já se sabe ter a afamada “razão de ciência”)

E adianta-se a douta CD da Liga:

CONSIDERANDO ASSIM OS DEPOIMENTOS PRESTADOS E OS CONTACTOS TELEFÓNICOS REPRODUZIDOS, QUE SÃO PRECISOS, CLAROS E CATEGÓRICOS, JULGAMOS PROVADOS OS FACTOS, PASSO A PASSO, EVIDENCIADOS.
(maiúsculas minhas, como serão sempre as considerações subjectivas da CD da Liga)

Durante o jogo
“Não há dados que permitam concluir que o jogo decorreu em condições anormais devido a eventual acção ilícita e dolosa da equipa de arbitragem destinada a beneficiar o FC Porto-SAD… entendemos que os dois erros que beneficiaram o FC Porto não podem ser considerados intencionais”.

Em sede disciplinar.
Após o jogo Manuel Quadrado“Reinaldo Teles falou com Jacinto Paixão por serem conhecidos há muitos anos e convidou a equipa de arbitragem para jantar. (…) Não associaram as meninas nem o amigo de Lameira ao FC Porto. Jacinto Paixão falou a Lameira e este disse ao Jacinto Paixão que ‘estava a dever-lhe uma e que depois pagava’. Achou depois que poderiam ter sido oferta do FC Porto… numa situação que poderia estar ligada ao FC Porto”.

“Foi o primeiro (e único) jogo em que arbitrou o FC Porto”.
“Não sabe porém se Jacinto Paixão conhecia António Araújo”.

Em sede judicial, Manuel Quadrado … “ficou convencido que tal jantar tivesse sido pago por alguém relacionado com o FC Porto. (As meninas) Não lhe passou pela cabeça que se tratasse de uma oferta do FCP”.

Manuel Quadrado, em segundo interrogatório judicial, … “pensa que o pagamento às prostitutas tinha sido feito por alguém ligado ao FC Porto e provavelmente o referido António Araújo… que não chegou a conhecer senão à data em que foi detido”.

José Chilrito“Reinaldo Teles ouviu-nos a questionar sobre um sítio para jantar e disse que se quisessem levava-os a jantar a um restaurante onde estaria também a jantar o sr. (António) Garrido e uma outra equipa de arbitragem”.
JNPC “já estava a jantar no restaurante quando o depoente entrou, numa mesa à entrada, tendo saído dez minutos depois, sensivelmente… Passou pela mesa, cumprimentou os presentes e saiu, não se tendo sentado à mesa nem permanecido à conversa”.
(meninas no hotel) “Pensou que pudesse ser devido aos conhecimentos do Lameira”.

“Apenas quando foi detido (pela PJ) e informado dos factos e das escutas é que começou a associar os factos e começou a achar que as meninas poderiam ter sido oferta do FCP”

Jacinto Paixão“tentou pagar o jantar e das ‘meninas’ “acreditou que se tratava da oferta de um amigo de um amigo e que apenas quando foi detido é que soube quem é que era o amigo de Luís Lameira, o respectivo nome e a relação que poderia existir entre este agente e o FCP”.

Interrogado judicialmente e inquirido em sede disciplinar, Reinaldo Teles afirmou não pretender prestar declarações.

Carolina Salgado, judicialmente, do restaurante “A marisqueira de Matosinhos” “conhece pelo nome do seu dono, que se chama Miguel… Não identificou os árbitros com quem estava Jacinto Paixão, só Chilrito… não tendo a certeza quanto a outros árbitros que lá pudessem estar”.
“Não viu PC ou RT ou qualquer outro elemento ligado à direcção do FCP proceder ao pagamento de quaisquer outras refeições nesse dia. Pinto da Costa pagou o seu jantar com cartão de crédito”.

António Araújo… esperou Jacinto Paixão no hotel Meridien. A oferta das meninas, a quem ele pagou, “o fez por um amigo seu, o já referido Lameira”.

Uma das testemunhas prostitutas, Hannah, lembra que “Araújo disse: ‘vou levá-las a uma festa com uns amigos’”. Cada uma teria 130 euros. Outra disse 150.

(Acha a CD, maiúsculas minhas):
É DE NOTAR AQUI QUE, EM GERAL, OS ARGUIDOS NÃO COLOCARAM
EM CAUSA OS FACTOS DE NATUREZA OBJECTIVA NEM OS ACONTECIMENTOS DESCRITOS NA CUSAÇÃO; O QUE OS ARGUIDOS NEGAM SÃO OS FACTOS SUBJECTIVOS QUE A SUSTENTAM, ISTO E, O CONHECIMENTO QUE TINHAM DOS FACTOS OBJECTIVOS.

(E ainda)
IMPORTA AGORA EXPRESSAR AS RAZÕES DA NOSSA CONVIÇÃO QUE AFASTAM O ADUZIDO PELOS ARGUIDOS, UTILIZANDO A PRERROGATIVA DE APRECIAR A PROVA OBTIDA SEGUNDO AS MÁXIMAS DA EXPERIÊNCIA E AS REGRAS DA LÓGICA E DO PENSAMENTO RACIONAL, DE FORMA ARTICULADA E CONJUGADA, A FIM DE ALCANÇAR UM JUÍZO DE CERTEZA E ASSIM FORMAR UMA CONVICÇÃO SOBRE A VERDADE DOS FACTOS.

(Mais)
NO QUE RESPEITA AO CONHECIMENTO QUE PINTO DA COSTA NEGA TER TIDO DE QUE AS PROSTITUTAS TINHAM SIDO SOLICITADAS PELO JACINTO PAIXÃO, CUMPRE SALIENTAR QUE ESSA POSIÇÃO NÃO COLHE DO CONTACTO TELEFÓNICO REPRODUZIDO NOS AUTOS CONJUGADO COM A DEMAIS PROVA PRODUZIDA (sublinhado da CD da Liga, mas a escuta não revela nada além do JP que podia ser Joaquim Pinheiro, nota minha)

(E…)
IMPORTA RECUPERAR QUE NO FINAL DA CONVERSA O DIRIGENTE DO FCP-SAD COMBINOU ENCONTRAR-SE COM ANTÓNIO ARAÚJO PESSOALMENTE, O QUE EFECTIVAMENTE SUCEDEU NESSE DIA À TARDE ANTES DO JOGO. ASSIM, SE DÚVIDAS PUDESSEM TER SUBSISTIDO DURANTE O TELEFONEMA SOBRE AS PESSOAS A QUE SE REFERIAM E A QUE ACTOS RESPEITAVAM – QUE NÃO É ESSA A NOSSA CONVICÇÃO – TERIAM CERTAMENTE FICADO AFASTADAS NESSE ENCONTRO MARCADO E TIDO ALGUMAS HORAS DEPOIS, JUSTAMENTE ANTES DO JOGO

(do que se lê, nada está confirmado quanto ao encontro de PdC seja com quem for: Joaquim Pinheiro, António Araújo, muito menos árbitros e ainda menos ‘meninas’)
(A CD nota ainda o depoimento de Carolina Salgado, na PJ, a confirmar que o presidente sabia das meninas para os árbitros, etc., etc.)

(Pergunta-se a CD da Liga, maiúsculas minhas)
NÃO HAVERIA MAIS NENHUM RESTAURANTE NA CIDADE DO PORTO E ARREDORES QUE NÃO FOSSE JUSTAMENTE AQUELE QUE JANTAVA O PRESIDENTE PINTO DA COSTA? ESTE É UM QUADRO FACTUAL QUE MAIS REFORÇA A NOSSA CONVICÇÃO SOBRE A PRÁTICA DOS FACTOS TAL COMO CONSTAM DA ACUSAÇÃO.

(Sobre a idoneidade de Carolina, a CD dá a sua douta interpretação e caracterização da personagem, maiúsculas minhas)
A INIDONEIRADE DE CAROLINA SALGADO VEM DO LIVRO QUE, NO TIC DO PORTO, É TIDO PELA MERITÍSSIMA JUÍZA QUE “PODE NATURALMENTE SER INTERPRETADA COMO UMA VERDADEIRA ‘VENDETTA’ CONTRA O SEU EX-COMPANHEIRO’ (…) MESMO COLOCANDO ESSA HIPÓTESE VEROSÍMIL, O CERTO É QUE ESSES SENTIMENTOS MENOS NOBRES, OU MESMO ALTAMENTE CENSURÁVEIS, QUE PODERÃO ESTAR A NORTEAR A SUA CONDUTA, NÃO SIGNIFICA AUTOMATICAMENTE QUE A TESTEMUNHA ESTEJA A PRESTAR FALSAS DECLARAÇÕES SOBRE TÃO GRAVES ACONTECIMENTOS
(só se pode presumir a referência da ida às ‘maninas’, digo eu, basicamente esta estória reporta-se a isso, ninguém pode pedir a um amigo para um divertimento nocturno numa cidade que vai visitar e não conhece).

(Segue a dança do ventre da CD da Liga)
NÃO PODEMOS ESTAR MAIS DE ACORDO COM O QUE AÍ É DITO PELA MERETÍSSIMA JUÍZA. É EVIDENTE QUE O TESTEMUNHO DE CAROLINA SALGADO NÃO PODE SER TIDO COMO VERDADE ABSOLUTA OU INSOFISMÁVEL; NÃO PODE O JULGADOR IGNORAR AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE ENVOLVERAM A RUPTURA DA SUA RELAÇÃO COM O ARGUIDO PINTO DA COSTA, NEM QUE A PUBLICAÇÃO DO LIVRO, DE ALGUMA FORMA, PODERÁ INDICIAR QUE SENTIMENTOS VINGATIVOS ESTARÃO PORVENTURA A NORTEAR A SUA CONDUTA. SE TAIS INDÍCIOS FOSSEM IGNORADOS ESTAR-NOS –ÍAMOS A ALHEAR DAS REGRAS DO PENSAMENTO RACIONAL E DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA COMUM. COISA BEM DIFERENTE É DIZER QUE POR ISSO, E SÓ POR ISSO, A TESTEMUNHA NÃO GOZA DE QUALQUER CREDIBILIDADE E O SEU DEPOIMENTO DEVE SER TOTALMENTE DESCONSIDERADO
É QUE SE O FIZÉSSEMOS, SEM MAIS, ESTARÍAMOS A RECONHECER IMPLICITAMENTE QUE A TESTEMUNHA VEM PRATICANDO CRIMES ATRÁS DE CRIMES ATRAVÉS DA PRESAÇÃO DE FALSAS DECLARAÇÕES/TESTEMUNHOS PERANTE OS TRIBUNAIS – O QUE, ATÉ VER, NÃO ESTÁ PROVADO.

(pois não, espera pela demora)
(E, por fim, lá vem a “razão de ciência”, antes alegado pela Morgado, por ela ter vivido seis anos com PdC e ter estado no estádio)

(Antes da argumentação técnica-jurídica do resto (metade) do acórdão, que é só para advogados, magistrados e porventura quem tenha “razão de ciência”, a CD da Liga ainda tem este desplante)

AS PROSTITUTAS FORAM DISPONIBILIZADAS NA SEQUÊNCIA DE UM JANTAR EM QUE ESTIVERAM COM DIRIGENTES DO FC PORTO (????)

Faites vos jeux!

51 comentários:

  1. Zé Luís obrigado pela tua paciência.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também li essa parte -tentei ler tudo, comecei nos casos do Boavista, estrategicamente alinhados (suponho que para aperitivo)em primeiro lugar, mas perdi a paciência- do que vem descrito no documento da Liga...E, aquilo que é completamente evidente é que na Carolina, assenta todo o Juízo de Prova produzido pelo CD...Portanto, mais uma vez a questão da credibilidade da senhora -de Gaia ou do Alentejo Profundo?- é fulcral! Mas para atestar essa credibilidade, basta o pormenor das câmaras(?) de filmar do Parque de Estacionamento da Alfândega!...MJM, tu és habilidosa!...

    ResponderEliminar
  3. meireles, tamb+em tentei seguir os documentos de 1 a 9 da CD, apanhei os casos do Boavista, o Martins dos Santos e o Leiria, o FC Porto foi guardado para o fim só porque, claramente, tinha menos substância.

    Desses que li, o Boavista está feito.
    Há de novo muita subjectividade na apreciação da CD, mas o major fala em tudo quanto é sítio e com tudo e mais alguma coisa. É difícil negar a coacção e escapar a ela, sinceramente acho que o Boavista foi mesmo apanhado.
    Como sublinhei em texto anterior a este respeito, e ainda sem conhecer os acórdãos (são vários em relação ao Bovista), o João Tintim apostou tudo em voltar à Europa após a semifinal de 2003 na UEFA.
    Precisava pagar o estádio, manter-se na Europa mesmo sem Liga dos Campeões, pressionava tudo e todos.
    Porém, o incrível desta história é que lembro-me bem do jogo na Luz e o Elmano prejudicou o Boavista com a expulsão, indevidamente, de dois jogadores, depois de 2-2 ao intervalo (recuperando de 2-0) com 11x11.
    Os Loureiros enterraram o clube ao querer defendê-lo na base de pressões. Mesmo com uma boa dose de subjectividade na interpretação de certas escutas e conclusões enviesadas, é extensíssimo o rol de telefonemas.

    Ora, telefonemas a árbitros é que não há, nem encontros como alega a CD, com Pinto da Costa ou alguém do FCP envolvido.
    António Araújo não pode "representar" o FCP.
    Como pano de fundo, sem escutas comprometedoras como julgam alguns maluquinhos iletrados, só a Carolina podia sustentar uma acusação na tal "razão de ciência" que eu já conhecia de um despacho da Morgado que tive oportunidade de ler.
    Agora, que o Ricardo Costa não saiba que, mesmo em Tribunal, a Carol já foi apanhada em mentiras pavorosas e "retirada" estrategicamente do caso Bexiga que fala por tudo isto, acho bizarro quando ele defende a capacidade de experiência sobre a atenção na actualidade.
    Mas é isto. E se já metia nojo, então agora...

    REGRAS DA LÓGICA E DO PENSAMENTO RACIONAL, diz a CD
    Ora, não é preciso estudar em Coimbra para saber lógica e pensar racionalmente. Basta fazer uns filmes, com ou sem gajas, para saber montar uma trama.
    Fiquei-me pelo Porto mas sempre me fez espécie que fosse generalizada a tese de os doutores de Coimbra serem melhores do que os outros, decerto resultante da inculcada, que vivi na Primária, quadrilogia do Lisboa manda, Porto trabalha, Coimbra estuda e Braga reza.
    Sobre lógica, o que nenhum chico-esperto universitário desconhece é que, ao arrepio das convicções e falso moralismo do dr. Ricardo Costa, com PREMISSAS FALSAS NENHUM SILOGISMO PODE TER CONCLUSÃO VERDADEIRA.

    ResponderEliminar
  4. Porque diabo não consigo ler o corpo de texto dos 2 ultimos posts? Só o seu título com o Firefox...o resto tenho que ler com o IE!!

    ResponderEliminar
  5. A propósito:
    Ricardo Costa desconhecer que Carolina, além de alguém a eximir de começar a marcar presença assídua em tribunais, não tem faltado à verdade, quando ela nem o António Garrido conheceu na Marisqueira de Matosinhos; quando já trocou o Beira-Mar pelo Benfica por causa de um jogo alegadamente viciado (pelo visto seria um Porto-Benfica e não o Beira-Mar-Porto); quando esqueceu o pormenor das câmaras da Alfândega na agressão ao Bexiga; quando recebia em casas muitos árbitros, só se lembrou de dois nomes e apenas Augusto Duarte passou por lá...
    Ricardo Costa faz lembrar o patego do ministro que não sabia ser proibido fumar num avião. *

    * - e ficou mais uma promessa do só cretino que se vai esfumar...

    ResponderEliminar
  6. Sorry, dragão de águeda, o editor Zirtaev é que sabe!

    ResponderEliminar
  7. OK Zé Luís!...Também me parece que o Boavista devido aos desvarios de Loureiro Pai e Loureiro Filho não tem muito por onde escapar, embora eu acredite, sinceramente continuo a acreditar que os "outros" tenham medo da Impetuosidade Verbal do Major...Ele, desde o 25 de Abril esteve metido em muitas embrulhadas, desde as Políticas, Comercias, Autárquicas -veja-se o caso recente da Quinta de Gondomar- e a acabar no Desporto...O homem julga-se imbatível e tem -talvez- razões para acreditar nisso...Por isso eu falo em que é possível ele ameaçar em colocar a boca no Trombone!...E se colocar vai ser o bom e o bonito!

    ResponderEliminar
  8. estilhaço, não posso estar em todas.
    Um dia caio em mim e... não sei se vou acordar.
    Depois do acõrdão, claro...

    Mas vou a Oeiras!

    ResponderEliminar
  9. "Magico" Deco acaba de anunciar a sua saída do Barça. Meus amigos, a camisola 10 espera por ele...

    ACORDA SAD!!!

    Domingo em Oeiras, para alcançar mos a taça euro :))))

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís,
    excelente trabalho.
    dediquei parte de domingo para ler esta 'espécie' de acordão.
    uma palhaçada é o que é !

    ResponderEliminar
  11. Eu li o processo de uma ponta a outra, e fiquei convencidíssimo que a conversa entre Pinto da Costa e Araujo é por causa das putas, e a sequencia de telefonemas são claros. Fiquei convencidíssimo que alguem do FCPorto pagou o jantar aos árbitros e ainda por cima o R.Teles depois do jantar encaminhou-os ao Hotel onde iriam receber as putas.

    É claro que receber um árbitro na vespera de um jogo, às 22:30 quando o tipo é de Braga,quando não conseguem dar uma justificação plausivel para esse encontro , e as justificações e contradições que tanto Augusto Duarte como Araujo como Pinto da Costa não os favorece em nada. Quando mais uma vez é o Araujo que combina com com ele, com Pinto da Costa, vai busca-lo á Igreja das Antas e volta aos mesmo local. Lamentavel tudo isto.

    Eu não tenho dúvidas que aconteceram estes factos.

    Posto isto, à luz da justiça ficar provado que tudo isto aconteceu é que é de uma grande fantasia do Ricardo Costa.

    Aliás, grande parte destes processo tinham sido arquivados, porque o juiz estando convencido que eles ocorreram não poderia provar de forma inequivoca.

    Mas parece que os regulamentos da Liga se regem por outra ordem de valores.

    ResponderEliminar
  12. Toda esta situação é revoltante. Este é o meu grade argumento para o F. C. Porto não recorrer pois fica evidente que a nem a justiça desportiva nem a institucional seriam imparciais para o nossso clube. O meu grande lamento é não haver no Norte nenhuma figura capaz representar não só o clube mas todos os que sabem que se é possível fazer isto ao F.C. Porto o que não será possível fazer em outras questões onde a pressão se faz sentir da parte da capital do Império.

    ResponderEliminar
  13. "Aliás, grande parte destes processo tinham sido arquivados, porque o juiz estando convencido que eles ocorreram não poderia provar de forma inequivoca"
    uminho1, é precisamente aí que bate o ponto, quanto a mim.
    Só com grande esforço de imaginação e muitos pós de arroz carolino eivado de má-fé, bexiguento diria eu, seria possível fazer uma caldeirada destas.
    Eu abstenho-me de ler o acórdão do BM-Porto.
    OK, não é bonito a presença do Augusto Duarte na casa do presidente. É digno de nota e censura, social, política, desportiva, comportamental,. etc.
    Estou de acordo.
    Agora, a questão se comprou ou não parece que também está por provar. E o depoimento de Carolina, respigado dos jornais a propósito das inquirições judiciais, é tão válido como este sobre o jogo com o E. Amadora. Então quanto ao delírio de, entre tantos árbitros lá em casa ela restringir os seus conhecimentos a dois nomes e, afinal, só um deles é que lá esteve diz bem da boa memória da moça, que nem sabe decorar nomes de marisqueiras até com o nome próprio da cidade de Matosinhos. Seria droga? Sempre à coca...
    Até pode configurar-se, no acórdão que li e é objecto de análise aqui, que o Porto pagou os jantares. E depois? Não é uma cortesia? Compra-se um jogo, não por 2500 euros, mas por 250 euros, e já teria de ser um jantar do caraças?
    Os árbitros "pensam que", "admitem que", "presumem que". Sobre o jantar e as meninas. Certo é que, estas, confirmaram que o Araújo lhes pagou.
    Ao invés, não está confirmado que Pinto da Costa se encontrou com Jacinto Paixão na tarde do jogo, a não ser algum encontro nas Antas antes do jogo, porque todos estavam lá e para um jogo às 19.15h normalmente estão lá os árbitros e as equipas 2 horas ou 1,5 antes. Logo, às 5 da tarde é possível. Mas não seria evidente que isso se daria?
    Há suposições que são ridículas.
    São-no mais quando a tentativa de ir mais longe e procurar confirmações esbarrou na... inexistência de provas. Ah, bom, a Carolina, a "cientista" que no restaurante nem deu conta de António Garrido, que deve conhecer bem, lá estar.
    São lacunas a mais, convenhamos, como são noutros casos, para não falar das incongruências da menina Carolina cuja personalidade até é bem caracterizada pela CD da Liga.
    Mas se só com má-fé a CD da Liga entendeu seguir pelo caminho conduzente à acusação, só com muita bonomia pode aceitar, apesar das contradições públicas da alternadeira, que não está provado que ela mentiu em tribunal: pudera, ainda lá mal sentou o cú...

    Mas é como dizes e chegamos ao mesmo ponto: por esta merda, o DIAP do Porto, tanto criticado por falta de isenção eventual, mandou arquivar. Lógico. É que sem factos inequívocos - e a convicção da CD da Liga nãoestá suportada neles! - não pode haver condenação.

    Ora, a Morgado e o Vieira que escolheu o plantel da Liga sabiam que pela justiça dita desportiva este era meio caminho andado.

    Por tudo isto, de resto, percebo a razão de o Porto não ter recorrido. Eu recorreria, daria luta, mas percebo cada vez melhor porque não o fez.
    Veremos, como defendi logo, se esta estratégia dará resultados.
    Porventura, o FCP estará à espera que uma justiça comum isenta faça a destrinça do trigo do joio.

    Por analogia, socorro-me do julgamento em curso em Gondomar por causa do verdadeiro Apito Dourado: tenho notado, nos relatos dos jornais com as "observações", nem sempre perspicazes, do juiz Carneiro da Silva, salvo erro, alguma falta de parcialidade e "bocas" descontextualizadas.
    Eu, se tivesse de relatar o dia a dia do julgamento, com o amontoado de citações dele, já teria feito um bom resumo e não seria agradável para o dr. juiz.
    Mas a verdade é que, à semelhança do Apito Dourado que afinal era do tamanho de um dedo mindinho de um homem, aquilo está a ser um fracasso: nem nos jogos do Gondomar se vai provar que houve manipulação de resultados.
    OK, mais uma vez com o major, as escutas são esclarecedoras e comprometedoras. Mas é um comportamento censurável.

    Ora, de comportamento censurável sabe a Morgado, que arquivou o seu primeiro despacho contra o major por causa da pressão política e a procura de favorecimento pessoal ao Sousa Cintra pela casa deste na Costa Vicentina.
    Havia escutas, ministros e sec. de Estado foram envolvidos, mas a Morgado não viu que a pressão tenha dado resultados e como a corrupção não se consumou mandou arquivar.

    Li esse despacho e concluí que, em todo este processo e correlativos, nunca mais acreditaria nalguma condenação se existisse.

    O major terá ido mais longe, a falar que iria acabar por golear.
    O "jogo" ainda não tinha acabado.

    ResponderEliminar
  14. Corruptos uma vez! Corruptos para sempre!

    ResponderEliminar
  15. Caros Amigos

    Aqui está o PORQUÊ de o F.C. PORTO não ter recorrido .

    In dúbia CONTRA réu .

    Se nos mantiver-mos unidos nada nos poderá derrotar .

    Esta TAÇA tem que ser nossa .

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. david marques é exactamente isso que eu penso dos lampiões quando me lembro do calabote. a diferença é que desse as falcatruas são mais que provadas e não inventadas como está demonstrado aqui no texto do ze luis.

    ResponderEliminar
  17. Se o david marques demonstrar onde está aqui a corrupção, faça o favor... Mas olhe que 2+2 nem sempre são 4...

    ResponderEliminar
  18. Esta li agora no Blog da Bola. A informação e o blog, digo eu, nem sei se é para rir ou chorar. Mas vai pelo preço que comprei:

    Ricardo Costa escolheu os
    instrutores do processo

    A outra situação que deve chegar ao debate relaciona-se com o facto do presidente da Comissão Disciplinar da Liga, Ricardo Costa ter tido acesso aos processos do Apito Final antes de ter sido eleito como presidente.
    Mas há mais, segundo nos garantiram, foi o próprio Ricardo Costa quem recrutou os instrutores do processo Apito Final e esta situação poderá ser considerada como ilegal, anti-democrática e muito pouco ética. Os instrutores de um processo não podem ser da confiança do julgador. A acontecer, seria como se um juiz, antes de julgar um caso tivesse a possibilidade de escolher os seus parceiros do Ministério Público.
    Pode tudo isto ser argumento para se criar mais um grande problema no futebol português, pelo menos até que tudo se esclareça.

    ResponderEliminar
  19. Bem, lê-se e, sinceramente, dá vontade de pegar no passaporte e emigrar, para bem longe deste País da treta...

    Confesso k não tinha tido a paciência para uma análise destas (obrigado pela belo trabalho de sapa, Zé Luis), mas k é revelador da inquinação k grassa nesta processo...

    O pomposamente chamado jornalismo de investigação, de k todos os meios de comunicaçõ se ufanam de fazer, deve ter ficado encerrado numa qq gaveta bafienta, esperando melhores dias...

    Basta um pouco de argúcia e o novelo é deslindado, em todo o seu esplendor...

    E assim continua a "justiça" desta cantinho à beira mar plantado.

    ResponderEliminar
  20. Hermínio Loureiro abordou, esta quinta-feira, alguns dos principais temas de debate no futebol nacional: a participação do F.C. Porto na próxima edição da Liga dos Campeões e o «Apito Final».

    O presidente da Liga revelou a sua opinião sobre a cláusula da UEFA que pode pôr em causa a presença dos azuis e brancos na principal prova de clubes europeia. «A partir daquilo que ouvi e fui lendo, acredito que o F.C. Porto vai à Liga dos Campeões», afirmou, na «Grande Entrevista» da RTP.

    Acerca das decisões do «Apito Final», Hermínio Loureiro não gosta de falar em campeonatos viciados: «Houve tentativas de corrupção e coacção e essas atitudes menos positivas foram devidamente julgadas e reprimidas, mas no final desses campeonatos a verdade desportiva acabava por imperar».


    in Maisfutebol, hoje à noite

    ResponderEliminar
  21. Paulo, o jornalismo de investigação só passa recados do poder. Especialmente na Imprensa do regime nos dias favoráveis, e naquilo que rotulo de Imprensa Destrutiva quando é para massacrar o FC Porto.

    Essa tua observação deve responder à minha questão inicial: não sei se jornal algum pegou nos acórdãos e os deu a ler, em linguagem entendível, aos leitores.
    Bem, presumo que não, porque não os compro. Ficam à espera das migalhas que caiam do correio da manha quanto aos "pormenores picantes" contados pela Salgado...

    Na Imprensa Destrutiva há casais para isso, sabiam?

    ResponderEliminar
  22. Zé Luís :

    O Acordão é uma autêntica OBRA PRIMA !

    A outra (a do best-seller)que se cuide !

    ResponderEliminar
  23. F.C.P. 72 - Ovarense 69
    Sábado lá estarei novamente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. A posição de Hermínio Loureiro tende a ser o mais invisível possível...Mas há situações que são incompreensíveis como a do Hotel Ritz...Tão invisível que ele queria ser...A partir do momento em que falam em comportamentos éticamente insuspeitáveis, estes desatinos, como o do Ritz, são insustentáveis...Se eles podem especular, partindo de pressupostos mais ou menos claros, nós também podemos fazê-lo! E matéria não nos falta.
    O Juiz de Gondomar tem tido, a acreditar na boca dos tais Jornais/Sentinas, uma postura que é altamente reprovável...Com repetidas ironias, saídas deslocadas da sua autêntica função de Juiz e sem um nítido distanciamento em relação ao que está a ser julgado...É mais um subproduto -no dossier recheado- do Sistema Judicial Português. Também nas Polícias isso acontece, não consigo perceber até onde vai a impunidade de todas estas pessoas...Se quem julga ou investiga em Prol da Justiça, cai frequentemente, na tentação de fazer trabalho de casa de banho, como chamar a atenção do cidadão que não tem essas responsabilidades...Devia haver um Tribunal de Ética que julgasse estes casos...Lembro mais uma vez a figura do Dias Ferreira, apanhado pela RTP, sentado nas escadas da sua repartição de Finanças, a aproveitar escondido o último dia concedido pela sua querida Irmã/Ministra, para poder liquidar as suas dívidas para com o Estado...Depois, tais indivíduos, vêm com Pompa e Circunstância no Alto da Burra, falar de Ética, Moral e Sentido do Dever!...Os resultados do CD da Liga tinham que sair agora, porque se queria lançar a mancha sobre o Porto, antes que os Tribunais emitissem algum parecer definitivo...Como são áreas estanques, exerceram a possibilidade que têm de fazer Justiça sem condicionalismos, de forma apressada, para assim poderem tapar o SOL com a PENEIRA...Aqui, mais uma figura, negra como as vestes que usa, emerge: a Morgadinha das Alfaces...A mancha pairou sempre sobre nós, há mais de vinte muitos anos que ouço todos os disparates e mais algum, os Autocarros com Droga, os jogadores infiltrados, casos de Homoxessualidade, as prostitutas, os árbitros comprados por tuta e meia, a coação nos corredores de e para os Balneários, as ligações Internacionais, o branqueamento de Capitais...A única coisa que ficou certa e provada foi a acção menos correcta(?) de Presidentes como o Bigodes do Sporting -fugido para Angola- e o do Benfica -fugido para as Caraíbas...No entanto estes Clubes os que produziram estes Monstros, continuam a agir como se tivessem sido apenas vítimas de tais personalidades que eles foram
    criando, à razão de não sei quantos mil por segundo, os já citados e mais uma caterva de energúmenos, que lembro como o Sousa Cintra, Gaspar Ramos, Luís Duque, Santana Lopes, João Malheiro, Manuel Damásio, gentinha sempre disposta a estar presente repetidamente, em qualquer festinha de exibição e luxo e a declarar rendimentos tipo Ordenado Mínimo Nacional.. O que salvou o Santana foi exactamente o Sporting, que o catapultou de imediato para a Figueira e depois para a Praça do Município de Lisboa...As suas Finanças compuseram-se, finalmente pode respirar, sem ter que andar sempre "em cima" das garinas de Cascais, para poder conseguir uns trocos!...

    ResponderEliminar
  25. "António Carneiro da Silva, o juiz que pediu a exoneração de um cargo na Comissão Arbitral da Liga para julgar o ‘Apito Dourado’, chegou sorridente ao tribunal"

    -Cá está, esta ligação exemplar, está escarrapchada no CM...Mais uma achega para uma leitura mais coerente do comportamento do dito cujo!...

    ResponderEliminar
  26. Ricardo Costa escolheu os
    instrutores do processo

    A outra situação que deve chegar ao debate relaciona-se com o facto do presidente da Comissão Disciplinar da Liga, Ricardo Costa ter tido acesso aos processos do Apito Final antes de ter sido eleito como presidente.
    Mas há mais, segundo nos garantiram, foi o próprio Ricardo Costa quem recrutou os instrutores do processo Apito Final e esta situação poderá ser considerada como ilegal, anti-democrática e muito pouco ética. Os instrutores de um processo não podem ser da confiança do julgador. A acontecer, seria como se um juiz, antes de julgar um caso tivesse a possibilidade de escolher os seus parceiros do Ministério Público.
    Pode tudo isto ser argumento para se criar mais um grande problema no futebol português, pelo menos até que tudo se esclareça.

    in blogdabola

    Que me dizem disto

    ResponderEliminar
  27. Excelente trabalho Zé Luís!

    Gabo-te a paciência de o sumarizar para todos os que não leram tamanha estupidez em forma de acórdão.

    Aceitar este documento de encomenda foi dar um enorme tiro nos pés.

    "As prostitutas foram disponibilizadas na sequência de um jantar em que estiveram com dirigentes do FC Porto?"

    A SAD respondeu que sim...

    Eu diria que não.

    ResponderEliminar
  28. "Amanhã, véspera do grande jogo no Estádio Nacional, Pinto da Costa estará presente no aniversário da Casa dos Dragões de Lisboa. O dirigente vai almoçar com os portistas da capital e, à noite, deverá marcar presença num jantar de adeptos notáveis do clube, entre os quais Miguel Beleza, António Pinho Vargas, Miguel Macedo e Paulo Teixeira Pinto. O Centro Cultural de Belém recebe este encontro.

    Por este motivo, Pinto da Costa não estará presente no jantar que a Câmara Municipal de Oeiras realiza antes da final da Taça e que costuma reunir os presidentes dos clubes finalistas e da Federação Portuguesa de Futebol.
    16-05-2008 08:42"

    Sublinhado meu: "a Câmara Municipal de Oeiras"..."Estádio de Oeiras"...Afinal bate certo!
    Eu estive em Oeiras, perto de Oeiras, Paço de Arcos, dois anos estupendos e acho essa zona muito bonita e arrumada, mas isso não retira a linearidade à argumentação!...Façam um Estádio Nacional em cada uma das grandes metrópoles Portuguesas e arruma-se de vez a questão...Duas equipas de Lisboa na final: Estádio Nacional de Oeiras; Uma do Porto e outra de Lisboa: Estádio Nacional de Coimbra; duas equipas do Porto: Estádio Nacional do Porto; e por aí adiante...Jogos da Selecção Nacional: Estádio Nacional de Oeiras! Está quieto, Estádio Nacional de quê?..."Não tem condições, fica longe da cidade, os adeptos desmobilizam-se..."

    ResponderEliminar
  29. "Montemor-o-Velho
    Aluno parte óculos de professor
    A atitude repete-se e começa a ser preocupante: "Professor, vou-te partir os óculos!" Ao ouvir a frase, proferida por um aluno de 12 anos, do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Pereira, em Montemor-o-Velho, o docente ainda conseguiu virar-se, mas não a tempo de evitar o estrago."

    -Afinal a violência sobre os professores vai descendo geográficamente! Falta pouco para chegar a Lisboa...

    ResponderEliminar
  30. Isto é tudo muito bonito, todos nós nos revoltamos, todos nós temos mil e uma histórias para contar sobre os nossos inimigos, há acontecimentos de agora e de anos anteriores que teriam de ser denunciados, mas o que fez a nossa SAD??!!?? Nada...

    O que vale os excelentes artigos do Zé Luís e outros por essa blogoesfera? Nada...

    Aliás, fazem,fazem com que nos irritem ainda mais por este silêncio.

    É estratégia? Só se for a estratégia de levar e calar.

    Restam-nos a liberdade de dizermos o que pensamos pela net.

    ResponderEliminar
  31. uminho1, não deixas de ter razão, como o Miguel e eu partilho a opinião de que deveria ter-se feito o recurso.
    Mas veremos se a estratégia dará frutos no futuro.
    Prognósticos só no fim, amigos...
    Antecipando os cenários, na pior hipótese a SAD demite-se. Na melhor, o FC Porto ganha mais um campeonato, dentro, e outro fora do campo, porventura a pedir reparação por danos morais e à imagem, o que não deve sair barato no contexto actual da SAD.
    Quanto à oportunidade e validade da blogosfera, apenas demonstra, se nada vale, que é preciso mais participação. Aliás, comecei a fazê-lo, antes de ser por aqui, em vários blogs que ainda hoje aprecio muito.
    E se nos ministérios do Governo lêem blogues (até fazem processos criminais contra os seus autores), nos mistérios do futebol também lêem...
    Agora, venham mais achegas e comentários, mais participação, intervenção, ideias, sugestões, comunicação (aqui foi mais um ano perdido quanto ao FC Porto, apesar das esperanças depositadas no início da época).

    ResponderEliminar
  32. Para reflectirem, apresento os seguintes factos referentes à época 2007/08:

    PENALTIS CONTRA O SPORTING NÃO MARCADOS: 12 penaltis (2 Taça de Portugal; 2 Taça da Liga; 1 Supertaça)
    PENALTIS CONTRA O BENFICA NÃO MARCADOS: 13 penaltis (3 Taça da Liga; Dúvidas num..)
    PENALTIS FAVOR DO FC PORTO NÃO MARCADOS: 12 penaltis (1 Supertaça)

    PENALTIS A FAVOR DO SPORTING QUE NÃO EXISTIRAM: 2 penaltis
    PENALTIS A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIRAM: 5 penalti (2 Taça da Liga; 1Taça de Portugal)

    EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO BENFICA: 19 expulsões (3 Taça da Liga; 3 Taça de Portugal)
    EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO SPORTING: 13 expulsões (2 Taça da Liga; 1 Taça de Portugal; 1 Supertaça)
    EXPULSÕES INJUSTAS DOS JOGADORES FC PORTO : 1 expulsão

    EXPULSÕES INJUSTAS DE JOGADORES ADVERSÁRIOS DO BENFICA: 1 expulsão (1 Taça de Portugal)
    EXPULSÕES INJUSTAS DE JOGADORES ADVERSÁRIOS DO SPORTING: 2 expulsões
    EXPULSÕES PERDOADAS AOS JOGADORES ADVERSÁRIOS DO FC PORTO: 17 expulsões (1 Taça da Liga; 1 Supertaça)

    GOLOS ILEGAIS DO BENFICA: 6 golos (1 Taça de Portugal)
    GOLOS ILEGAIS DO SPORTING: 8 golos (2 Taça de Portugal; 1 Taça da Liga)
    GOLOS MAL ANULADOS AO FC PORTO: 4 (1 Taça de Portugal; Dúvidas num...)

    GOLOS MAL ANULADOS AOS ADVERSÁRIOS DO SPORTING: 1 golo
    GOLOS ILEGAIS CONTRA O FCPORTO: 2 golos

    FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS AOS ADVERSÁRIOS DO BENFICA: 7 foras-de-jogo (1 Taça de Portugal)
    FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS AOS ADVERSÁRIOS DO SPORTING: 5 foras-de-jogo (1 Taça da Liga; 1 Supertaça)

    FORAS-DE-JOGO NÃO ASSINALADOS AO ATAQUE DO BENFICA: 3 foras-de-jogo
    FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS A JOGADORES ISOLADOS DO FC PORTO: 15 foras-de-jogo (2 Supertaça)

    Fonte: http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Notícia na 1ª página do "jornal" "A Bosta" vermelhona:
    «benfica quer FC Porto a pagar em todas as frentes»

    Já que nos acusam de sermos uma máfia, acho que está na altura de resolvermos isto como os mafiosos e tirarmos-lhe a tosse. Acabava-se o pio num instante.

    ResponderEliminar
  34. Diz Petit:«Rui Costa quer ganhar três ou quatro títulos em cinco anos».

    O que será que o petit quis dizer com isto? Serão três ou quatro Torneios do Guadiana?

    Juro que não entendo....

    ResponderEliminar
  35. Bosingwa remete para Jesualdo explicações para o seu afastamento do Jamor

    O lateral-direito Bosingwa conhece os motivos que levaram Jesualdo Ferreira a deixá-lo de fora do último jogo oficial da época, a final da Taça de Portugal, que os dragões disputam no próximo domingo, no Estádio do Jamor, com o Sporting. O jogador sabe, pois foi-lhe dito, mas recusa falar no assunto, uma vez que lhe pediram que fizesse. Assim, remeteu a responsabilidade das explicações para o treinador Jesualdo Ferreira, que amanhã dará a habitual conferência de imprensa antes dos jogos. Bosingwa assinou esta semana pelo Chelsea, onde jogam os também portugueses Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário. O contrato terá a duração de três anos. No regresso a Portugal, depois de assinar o contrato, Bosingwa, nas curtas declarações que fez, afirmou que o Chelsea o autorizara a jogar a final da Taça de Portugal e que a queria ganhar. Ficará pelas intenções.

    em o jogo

    ResponderEliminar
  36. cronica do rui moreira na bola de hoje.

    PORQUE HÁ SÓ UMA HONRA

    Por Rui Moreira

    "Depois da sentença em directo, com laivos de justiça popular, é lícito perguntar: se a justiça desportiva é deste gabarito, não será que o FC Porto fez bem em aceitar a anódina sentença, evitando maiores complicações?

    A questão divide a nação portista. Para mim, não há glória sem honra, e tenho a certeza que esta não se trafica. O FC Porto deveria ter feito como os outros, em defesa do bom nome e do seu prestígio desportivo, mesmo que no limite, isso implicasse um défice pontual para a próxima época. Afinal, em tempos idos e a propósito da alteração da localização da final da Taça, o FC Porto e este presidente não tiveram dúvidas em arriscar a descida de divisão: em defesa dos princípios!

    Por isso, e a não ser que acreditasse que o presidente é culpado, o que exigiria outro desfecho, a SAD deveria ter recorrido até às últimas consequências. Ao não o fazer, desacredita e abandona o Presidente, na luta pela inocência. Como podem os seus dirigentes invocar o interesse e o apoio dos outros accionistas, se representam o clube de todos nós que é, ainda, o seu maior, e único qualificado accionista? Tudo tretas, afinal, para explicar uma estratégia de contenção que não é nova porque, desde que o Apito Dourado eclodiu, o FC Porto optou por uma defesa alicerçada em questões processuais por uma táctica cautelosa na sua relação com a Liga e a FPF… Porque será que não se denunciou, por exemplo, o Estorilgate?

    A decisão é, agora, irreversível. Não acredito na tese de que o clube pode ser excluído da Champions e não partilho, sequer, a opinião apocalíptica daqueles que falam de uma mácula indelével para os pergaminhos do clube. Afinal, os maiores clubes italianos que estiveram envolvidos num caso semelhante, e que nalguns casos desceram de divisão, mantiveram o seu prestígio.

    A sombra não atinge as instituições, apenas os seus homens. Foi por isso que disse e repito: Pinto da Costa não merecia ficar só na batalha pelo seu bom nome. . Foi por isso que disse, e repito, que se não havia condições para recorrer, teria sido preferível emitir um comunicado, em vez de expor o Presidente, que também é um património do clube, àquela conferência de imprensa.

    Porque não defendi a linha oficial e chamei os “bois pelo nome”, tenho sido alvo de um chorrilho de insultos anónimos. Sei de onde vêm, porque as máscaras são incapazes de ocultar os seus autores e instigadores. Podem ter a certeza que não me calo, nem me deixo intimidar por corjas e pataratas."

    ResponderEliminar
  37. Uma palavra para o Bosingwa.

    Obrigado!

    Já não joga mais pelo nosso clube!

    ResponderEliminar
  38. "El diario luso Record revelaba ayer que el Benfica sólo ha percibido 17 millones de euros por el traspaso de Simao. Durante el pasado mes de julio, el club rojiblanco se salió con la suya y contrató al por entonces capitán de las Águilas rebajando ostensiblemente el precio de su cláusula de rescisión, que ascendía a 25 millones de euros. Luis Filipe Vieira, presidente del Benfica, aseguró que el Atlético había "cubierto con creces los 25 millones de la cláusula de rescisión de su futbolista".

    http://www.as.com/futbol/articulo/futbol-atletico-solo-ha-pagado/dasftb/20071014dasdaiftb_47/Tes

    ResponderEliminar
  39. Ricardo Costa escolheu os instrutores do processo.

    A outra situação que deve chegar ao debate relaciona-se com o facto do presidente da Comissão Disciplinar da Liga, Ricardo Costa ter tido acesso aos processos do Apito Final antes de ter sido eleito como presidente.
    Mas há mais, segundo nos garantiram, foi o próprio Ricardo Costa quem recrutou os instrutores do processo Apito Final e esta situação poderá ser considerada como ilegal, anti-democrática e muito pouco ética. Os instrutores de um processo não podem ser da confiança do julgador. A acontecer, seria como se um juiz, antes de julgar um caso tivesse a possibilidade de escolher os seus parceiros do Ministério Público.
    Pode tudo isto ser argumento para se criar mais um grande problema no futebol português, pelo menos até que tudo se esclareça.

    Fonte: http://www.blogdabola.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  40. -Rui Moreira/Extracto da sua crónica na BOLA acima colocada pelo f.c.p.sempre!...
    "Não acredito na tese de que o clube pode ser excluído da Champions e não partilho, sequer, a opinião apocalíptica daqueles que falam de uma mácula indelével para os pergaminhos do clube. Afinal, os maiores clubes italianos que estiveram envolvidos num caso semelhante, e que nalguns casos desceram de divisão, mantiveram o seu prestígio."
    "A sombra não atinge as instituições, apenas os seus homens."
    Nem mais, tal e qual! Portanto...

    ResponderEliminar
  41. PSP recebeu uma queixa-crime contra o motorista de Luís Filipe Vieira, por agressões, e uma queixa contra o próprio presidente do Benfica por insultos alegadamente proferidos, na passada segunda-feira. As acusações são feitas por um homem de 28 anos, Tiago Pina, que diz ter sido agredido dentro das instalações da Caixa Geral de Depósitos, em Telheiras. O Benfica não comenta, mas fonte próxima do presidente tem outra versão dos factos.

    Os acontecimentos descritos por Tiago Pina terão ocorrido na passada segunda-feira, pouco antes das 15h. Fonte da PSP confirma ao PortugalDiário a ocorrência, sem adiantar, no entanto, os nomes dos envolvidos. O jovem, residente em Telheiras, conta que se deslocou ao balcão da CGD para depositar um cheque, mas parou mal o carro. «Admito que estacionei mal, mas dava para passar, tanto que passaram dois veículos sem problemas. De dentro do banco conseguia ver o carro», explicou.

    O mau estacionamento de Tiago levou a que, momentos depois, surgisse um «Mégane e um Mercedes», que não conseguiam passar. Tiago ouviu um buzinar «insistente». «Assim que me apercebi, fui logo tirar o carro. Fiz marcha-atrás e o Mégane seguiu caminho. O Mercedes continuou a buzinar e comecei a ouvir insultos do género: ¿És um palhaço, isto não é sítio para estacionar!¿. Virei costas, mas quando passei em frente ao carro, para voltar a entrar no banco, reparei que os insultos vinham do banco do pendura».

    «Ainda por cima é do Benfica!»

    Tiago Pina conta que ficou «estupefacto» quando viu quem proferia os insultos: «Era o presidente do Benfica. Nem queria acreditar e a única coisa que me saiu foi: ¿Ainda por cima é do Benfica!¿. E virei costas», explicou, adiantando que voltou a entrar no banco sem «nunca pensar» que o seguiriam.

    Pouco depois, conta que sentiu uma mão no ombro. Virou-se e viu Filipe Vieira «fora de si» a proferir insultos. «Ele perdeu a cabeça», acusa. Nos instantes seguintes, conta, só teve tempo de se desviar quando viu que ia ser socado pelo motorista do presidente. «Levei socos, caí no chão, protegi a cara, mas levei joelhadas e pontapés na cabeça. As pessoas intervieram e eles saíram para a rua».

    Benfica não comenta

    Contactado pelo PortugalDiário o director de comunicação do Benfica não quis comentar, por se tratar de um assunto da «esfera pessoal». Já fonte próxima de Luís Filipe Vieira explicou que os insultos partiram de Tiago Pina, que estaria irritado com o buzinar de um outro veículo, também impedido de passar, e que terá proferido «os piores insultos» contra o presidente do SLB, acabando por «pontapear» o carro em que este seguia. A mesma fonte esclarece que foi apresentada uma contra-queixa.

    Dinheiro e desculpas em privado

    A PSP foi chamada ao local pela CGD, segundo conta a vítima. Contactada pelo IOL PortugalDiário a instituição recusou-se a comentar o caso. «Fui à esquadra apresentar queixa», adianta Tiago Pina. No entanto, no primeiro documento, a queixa ficou registada contra desconhecidos. «Esta sexta-feira voltei à esquadra para especificar uma queixa de injúrias contra Luís Filipe Vieira e de ofensas à integridade física contra o motorista, e apresentar os registos do hospital». Fonte policial confirmou ao IOL PortugalDiário que foi efectuado um aditamento à referida queixa.

    Tiago Pina conta ainda que os seus advogados contactaram «pessoas próximas» de Vieira para «sondar» um acordo. «Propuseram 2500 euros e um pedido de desculpas privado. Mas não é dinheiro que quero. Quero sim, um pedido de desculpas público, porque isto não se faz!», adiantou.

    SR RUI MOREIRA, como ja o vi aqui a escrever algumas vezes, divulge isto!
    isto e uma vergonha, so tem que ser divulgado, seja como for!

    ResponderEliminar
  42. portolaw disse...
    Coacção sobre o Tribunal? Coacção sobre que Tribunal, exactamente? Coacção é a praticada pelo Dr. Ricardo Costa (já chamado de Juiz por alguns comentadores...) que diz que a lei é que está errada e por ele o FCP já estava na segunda divisão e o PC preso... Ricardo Costa que já pelas suas aulas por Coimbra parecia não esconder o seu profundo amor clubístico - vide blogue Do Portugal Profundo, post de 10.Maio, com a devida vénia ao Dr. Caldeira - e que escolheu para instrutor do processo, pasme-se, um seu ex-aluno do dito mestrado, de igual cor clubística, e acabadinho de sair do estágio de advocacia, que fez o favor de convidar a nova heroína do povo e ex-companheira do diabo a depor e não tendo esta acedido a tão gentil convite ainda assim se decidiu com base nas suas declarações em sede de processo crime, as quais, aparentemente, vão aparecendo e crescendo à medida das necessidades do processo...

    ResponderEliminar
  43. Não sei porquê, de repente comaçaram a aparecer transcrições dos acórdãos da CD da Liga.

    Findo o foguetório das condenações do emproado que se esqueceu do espelho para perguntar, em auto-elogio, se haveria alguém melhor do que ele, saciada a sede de sangue da populaça e rebentadas as bombas rascord na capital, foi tempo de acordar.

    Não há amanhãs que cantam e as prometidas aragens puras do futebol, vislumbra-se até ao longe, devem trazer mais campeão do mesmo FC Porto.

    Então, vencida a preguiça, alguns começaram a ler os doutos acórdãos que eram acusatórios antes de o serem. Pelo Natal, o artista feito juiz, escanhoado como o impecável fato de fino corte, já estava apto para o jogo com resultado viciado.

    No blog da bola já apareceram transcrições sobre o Boavista. Agora andam lá umas coisas sobre o arquivamento do Marítimo-Nacional.
    Pelo visto, furados os silogismos de Ricardo Costa, alguém quer passar da analogia de jogos e casos à falsidade dos acórdãos.

    Nunca é tarde.

    Papas e bolos enganam os tolos. Enquanto dura a festa...

    ResponderEliminar
  44. Cunhas desleais

    Quatro anos depois da Tragédia de Heysel, ocorreu o Desastre de Hillsborough. Em plena década de oitenta, o futebol inglês vivia momentos conturbados. Fenómenos de violência associados a um fenómeno de desregulação, com estádios sobrelotados e sem condições, levaram um juiz-conselheiro de apelido Taylor a escrever um relatório sobre as medidas que preconizava para tornar exequível a estagnação de um “macroproblema” que não tinha solução à vista.

    O “relatório Taylor”, que punha em causa as lideranças do futebol britânico, encontrou muitas resistências e foi bastante contestado, mesmo na recomendação de que todos os estádios deveriam apresentar lugares sentados.

    Isto para dizer que faz falta, em Portugal, num período em que se tornam claros os tiques primitivos da bola indígena, um relatório não apócrifo, devidamente identificado, com medidas urgentes para tirar o futebol português do estado comatoso em que se encontra, não obstante as vozes de um artificial optimismo que nada mais fazem senão defender o seu negócio (quase sempre territorial), mesmo que estejam em causa situações de corrupção ou de escandaloso compadrio.

    É preciso acabar com o “futebol dos esquemas” – o regime que predominou nos últimos trinta anos. É preciso mudar o paradigma. Com gente mais preparada e menos terrorista.
    O”relatório Hermínio”, a emanação que mais se aproxima do “necessário e suficiente”, é um bom começo.

    Acredito que o achamento de Cunha Leal foi o atalho encontrado para condicionar os excessos de Valentim Loureiro. Mas, nesta pretensa “nova era”, não faz sentido um jurista (seja ele qual for) pôr o seu “fundamentalismo clubístico” como instrumento manipulador de massas acríticas.

    As cunhas desleais não honram o futebol nem os lugares, quando se percebe que o objectivo é prejudicar o FC Porto, para além daquilo que a instituição merece (?) ser prejudicada, a título de uma responsabilidade individual que se transforma em desonra para a colectividade.

    PS: Isto não foi escrito por mim, foi pelo Rui Santos. Acreditem, é mesmo verdade, foi o Rui Santos.

    ResponderEliminar
  45. Eu li, Duarte.
    Não percebo o da "pretensa nova era".
    Deve ser ele a desdizer-se.

    Já quanto a "o “futebol dos esquemas” – o regime que predominou nos últimos trinta anos"

    deve querer dizer que, apesar de esquemas como os que agora são montados, o FC Porto ganhou 80% ou mais de campeonatos.

    Mas amanhã o rusinho é capaz de achar outra coisa...

    Dê-se um desconto. Ele é de luas.

    ResponderEliminar
  46. Pois. Concordo contigo Zé Luís, este rapaz joga conforme lhe interessa. E também não percebo o que é que os dois primeiros paragrafos têm a ver com o resto, mas pronto.

    ResponderEliminar